As atividades de extensão desenvolvidas pela Faculdade IBPTECH e seus estudantes ao longo dos conteúdos curriculares da graduação, abrangem programas, projetos, cursos, oficinas, eventos e a realização de alguns outros tipos específicos de serviços.
Nesse contexto, considera-se o compromisso social com áreas de atuação e de conhecimento relacionadas aos temas cultura, meio ambiente, comunicação, direitos humanos e justiça, meio ambiente e saúde, tecnologia e produção, trabalho e educação étnico-racial, direitos humanos e educação indígena. Os temas são integrados à proposta pedagógica, à missão e aos valores desta instituição.
A relação entre as políticas de extensão da Faculdade IBPTECH e as atividades curriculares do curso de graduação tem como objetivo principal o protagonismo do estudante na integração entre o ensino, a pesquisa e extensão, promovendo um diálogo do estudante com a sociedade e com a comunidade em que ele se insere e, sobretudo, contribuindo para sua formação integral e para a interação da comunidade acadêmica com a sociedade, promovendo seu compromisso com princípios éticos e humanistas, com o senso de justiça e de responsabilidade social que estão ancorados na missão institucional da faculdade.
Derivados dos objetivos gerais, resultam os seguintes objetivos específicos;
- Preparar o estudante para o convívio social e profissional na comunidade em que está inserido e para o trabalho colaborativo e coletivo por meio do desenvolvimento de projetos;
- Contribuir para a formação cidadã do estudante, promovendo uma reflexão interdisciplinar, ética e crítica sobre a seu papel na sociedade brasileira e engajando-o em iniciativas que o conectem com o universo social a sua volta;
- Incentivar o corpo docente a contribuir com enfrentamento de questões relativas ao desenvolvimento social, econômico e cultural da sociedade brasileira por meio da participação na validação de atividades complementares e por meio do acompanhamento do desenvolvimento dos projetos de extensão nos Laboratórios de Humanidades.
- Alimentar e promover a discussão sobre as políticas extensionistas institucionais com dados derivados da aplicação de projetos de extensão na graduação e alimentar as políticas de avaliação institucional, consolidando as experiências com a extensão como parte fundamental da integração entre ensino e pesquisa.
A adoção de metodologias inovadoras desde a construção da matriz curricular proporcionou a inserção natural de conteúdos relacionados a educação ambiental, direitos humanos, raça, cultura e etnicidade no Brasil.
Assim, apesar das diretrizes curriculares gerais para os cursos de graduação não requererem atividades complementares como elementos obrigatórios do currículo, optamos por inseri-las como requisito para integralização curricular em nossa matriz justamente porque a consideramos fundamental à formação integral do estudante a participação em cursos, atividades culturais e sociais, voluntárias, eventos acadêmicos.
A extensão também está presente nas atividades complementares que devem ser cumpridas para integralização curricular nos cursos de graduação. Nas salas virtuais de Atividades Complementares, os estudantes entregam comprovantes e relatórios de participação em atividades oferecidas pela comunidade acadêmica, profissional, escolar externa à Faculdade IBPTECH. Se, nos Laboratórios de Humanidades, os alunos são incentivados a serem protagonistas de ações e projetos de extensão, nas atividades complementares incentivados a relação individualizada com outras instituições mediante a participação em eventos, cursos, atividades culturais e comunitárias promovidas por instituições externas. Nas salas virtuais das atividades complementares, os estudantes são orientados a participarem de ações que, a partir de regulamento próprio, serão qualificadas no espectro das atividades extensionistas. São fornecidas, ainda, atividades virtuais com o objetivo de orientá-los ao desenvolvimento de competências socioemocionais e cognitivas relacionadas aos grupos de atividades definidos em seu Regulamento.